O VERDADEIRO AMOR

                                                                                      

            
"Um homem de idade já bem avançada veio à Clínica onde trabalho, para fazer um curativo na mão ferida. Estava apressado, dizendo-se atrasado para um compromisso, e enquanto o tratava perguntei-lhe sobre qual o motivo da pressa. Ele me disse que precisava ir a um asilo de anciãos para, como sempre, tomar o café da manhã com sua mulher que estava internada lá.Disse-me que ela já estava há algum tempo nesse lugar porque tinha um Alzeimer bastante avançado. Enquanto acabava de fazer o curativo, perguntei-lhe se ela não se alarmaria pelo fato de ele estar chegando mais tarde. - Não, ele disse. Ela já não sabe quem eu sou.Faz quase cinco anos que não me reconhece. Estranhando, lhe perguntei: - Mas se ela já não sabe quem o senhor é, porque essa necessidade de estar com ela todas as manhãs? Ele sorriu e dando-me uma palmadinha na mão, disse: - É . Ela não sabe quem eu sou, mas eu contudo sei muito bem quem é ela.Meus olhos lacrimejaram enquanto ele saía e eu pensei: Essa é a classe de amor que eu quero para a minha vida.
O verdadeiro amor não se reduz ao físico nem ao romântico. O verdadeiro amor é a aceitação de tudo o que o outro é, do que foi, do que será e... do que já não é...


PADRE FÁBIO DE MELO Morrer e viver se conjugam sem pressa

Natais e mudas de alface
Rio - A manhã chuvosa parecia costurada nos embaraços de uma noite mal dormida. O vulto de mulher prateado pelos raios de um sol recém nascido recolhia do tempo as agruras de saber-se temporário, imperfeito, afeito aos desajustes de um amor que adormeceu, mas que não desaprendera de amanhecer.
Era um corpo de dor, de menstruadas esperanças, de saudades e partos. Corpo de mãe, corpo de cumprir ofício de curar joelhos esfolados, de dar banhos que tinham o poder de lavar corpos e almas num mesmo acontecimento.Corpo de amamentar filhos que crescem.Aquela mulher e aquelas manhãs de dezembro. As recordações de seu tempo de menina, pobreza reconhecida, trazida na cara e denunciada pela moldura de olhos que não sabiam mentir.O plantio programado, compromisso que nem mesmo a dor acontecida nas recentes horas poderia adiar, tinha ares de ritual religioso. A sementeira ao lado, moldada numa caixa de papelão resistente, sobre o canteiro que nasceu de suas mãos pequenas, esperava pela oportunidade de cumprir no tempo o destino de dar continuidade à obra da criação.
Morrer e viver são atos que se conjugam sem pressa.
A mulher sabia de tudo isso. As mudas miúdas também. Dotadas de sabedoria vegetal, cresciam ao seu tempo com a mesma simplicidade que é própria de quem não procura outro destino senão o seu.Aquela mulher sabia mais. As mudas não mudam.São sempre as mesmas desde o tempo de sua mãe. Ofício aprendido que se estende no tempo, feito consumação de uma despedida que se cumpre aos poucos, bem aos poucos.Mudas de alface estão carregadas de sentido. Nelas, prepara-se o futuro que afugenta a fome, traz variações ao modo de carecer.Recordo-me com saudade. O tempo era de chuvas. Jabuticabeiras explodiam.Pequenos frutos pendurados em seu corpo de árvore-mãe, tal qual a minha mãe e seus meninos pendurados na cintura, entrelaçados nas pernas e puxando seus braços.
Dezembro tinha cores e histórias diferentes. Vitrines iluminadas, cartões de ocasião sendo preparados pela minha irmã, para que mesmo com simplicidade pudéssemos desejar votos de felicidades.

Presépio sendo retirado da caixa, árvores coloridas de bolas vermelhas, anunciando que nossa pobreza seria ainda mais exposta. Mas não havia problema. Nossa árvore, mesmo tão pobre, já era nossa alegria. As jabuticabeiras nos curavam de tudo...Minha mãe e sua capacidade de replantar o mundo a partir de mudas de alface era o símbolo mais vivo de nosso Natal. Com seu jeito simples e hábitos rotineiros, ela condensava todas as virtudes que o acontecimento nos sugeria.“O menino Jesus é quem merece presente neste dia!”, ensinava-nos como se quisesse modificar a ordem do mundo.E assim acreditávamos.Nossos presentes eram poucos. Quase nenhum. Só mesmo para não passar em branco, mas o mais importante nós não deixávamos de receber. O sorriso farto, a oração em família, a missa do galo e o nosso Natal já estava completo.Aquela mulher nos fazia esquecer o que não tínhamos. Transplantava-nos, como fazia com as mudas de alface.Deixávamos o chão estreito da sementeira e caíamos com nossas raízes nos canteiros fartos da simplicidade que ela sabia construir.E assim era o nosso Natal.
Um acontecimento para nunca mais esquecer.

Padre Fábio de Melo


FÁBULA DE NATAL: Um feliz Natal e Próspero Ano Novo. FELIZ ANIVERSÁRIO JESUS!!!



Certo homem, chamado Mogo, costumava olhar o Natal como uma festa sem o menor sentido. Segundo ele, a noite de 24 de dezembro era a mais triste do ano, porque várias pessoas se davam conta de quão solitárias eram, ou da pessoa querida que havia morrido naquele ano. Mogo era um homem bom. Tinha uma família, procurava ajudar o próximo, e era honesto nos negócios. Entretanto, não podia admitir que as pessoas fossem tão ingênuas a ponto de acreditar que um Deus havia descido à Terra só para consolar os homens.
Sendo uma pessoa de princípios, não tinha medo de dizer a todos que o Natal, além de ser mais triste que alegre, também estava baseado numa história irreal - um Deus se transformando em homem.
Como sempre, na véspera da celebração do nascimento de Cristo, sua esposa e seus filhos se prepararam para ir à igreja. E, como de costume, Mogo resolveu deixá-los ir sozinhos, dizendo:
- Seria hipocrisia da minha parte acompanhá-los. Estarei aqui esperando a volta de vocês.Quando a família saiu, Mogo sentou-se em sua cadeira preferida, acendeu a lareira, e começou a ler os jornais daquele dia. Entretanto, logo foi distraído por um barulho na sua janela, seguido de outro e mais outro. Achando que era alguém jogando bolas de neve, Mogo pegou o casaco e saiu, na esperança de dar um susto no intruso.Assim que abriu a porta, notou um bando de pássaros que haviam perdido seu rumo por causa de uma tempestade, e agora tremiam na neve. Como tinham notado a casa aquecida, tentaram entrar, mas, ao se chocarem contra o vidro, machucaram suas asas, e só poderiam voar de novo quando elas estivessem curadas."Não posso deixar essas criaturas aí fora", pensou Mogo. "Como ajudá-las?"Mogo foi até a porta de sua garagem, abriu-a e acendeu a luz. Os pássaros, porém, não se moveram. "Elas estão com medo", pensou Mogo . Então, tornou a entrar em casa, pegou alguns miolos de pão, e fez uma trilha até a garagem aquecida. Mas a estratégia não deu resultado. Mogo abriu os braços, tentou conduzi-los com gritos carinhosos, empurrou delicadamente um e outro, mas os pássaros ficaram mais nervosos ainda, começaram a se debater andando sem direção, pela neve e gastando inutilmente o pouco de força que ainda possuíam. Mogo já não sabia o que fazer. - Vocês devem estar me achando uma criatura aterradora - disse, em voz alta: - Será que não entendem que podem confiar em mim? Desesperado gritou:
- Se eu tivesse, neste momento, uma chance de me transformar em pássaro só por alguns minutos, vocês veriam que eu estou realmente querendo salvá-los!Neste momento, o sino da igreja tocou, anunciando a meia-noite. Um dos pássaros transformou-se em anjo, e perguntou a Mogo:
- Agora você entende por que Deus precisava transformar-se em homem?
Com os olhos cheios de lágrimas, ajoelhando-se na neve, Mogo respondeu:
- Perdoai-me anjo.Agora eu entendo que só podemos confiar naqueles que se parecem conosco e passam pelas mesmas coisas pelas quais nós passamos.
FELIZ ANIVERSÁRIO JESUS!


FELIZ NATAL! PARA TODOS! 
SELMA VERLY

  GABIERL CHALITA                               Pe.FÁBIO DE MELO

VEREADOR (PSB): GABRIEL CHALITA DEFENDE NO PLENÁRIO: Desrespeito aos professores!

Desrespeito aos professores!

Sempre defendi a tese de que o professor precisa ser valorizado em três pontos:na cabeça, no coração e no bolso. O projeto de aumento salarial do Governo Serra conseguiu
a façanha de, numa só tacada, destruir o professor nesses três pontos. Ao justificar que
o professor que sabe mais, ensina melhor, demonstra total desconhecimento dos desafios
que o professor enfrenta em sala de aula.   Qualquer um sabe que, além de conhecimentodo conteúdo, o sucesso da aprendizagem está na capacitação desse profissional para
atuar em sala de aula, no enfrentamento diário da heterogeneidade dos alunos, na construção e reconstrução da história de cada um, histórias muitas vezes marcadas pela violência, pelo desamor, pela ausência de referenciais. É imprescindível a formação humanista, voltada o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais que promovam a inserção dos alunos na sociedade. Tudo isso aliado à habilidade cognitiva, que sozinha não satisfaz.
     Outra incoerência está na fala no Gov. Serra que afirma que       TODOS precisam ter incentivos na vida para trabalhar bem.
     No entanto,seu projeto prevê o incentivo a, no máximo, 20% dos professores, vinculado – ainda – à aprovação dos professores e
disponibilidade de orçamento.
     O que significa que esses 20%podem minguar.
E os outros 80% e os aposentados, claramente excluídos do reajuste salarial?Certamente, estarão fadados à baixa auto-estima,ao desestímulo, à desesperança. Faz-me lembrar dos tempos em que a escola chamava, à frente de todos, os alunos com notas mais altas para serem aplaudidos e os de notas mais baixas para serem vaiados. Uma pérola de nossa prática pedagógica! Desrespeito aos professores

   
Sempre defendi a tese de que o professor precisa ser valorizado em três pontos: na cabeça, no coração e no bolso. O projeto de aumento salarial do Governo Serra conseguiu a façanha de, numa só tacada, destruir o professor nesses três pontos. Ao justificar que o professor que sabe mais, ensina melhor, demonstra total desconhecimento dos desafios que o professor enfrenta em sala de aula. Qualquer um sabe que, além de conhecimento do conteúdo, o sucesso da aprendizagem está na capacitação desse profissional para atuar em sala de aula, no enfrentamento diário da heterogeneidade dos alunos, na construção e reconstrução da história de cada um, histórias muitas vezes marcadas pela violência, pelo desamor, pela ausência de referenciais.
     É imprescindível a formação humanista, voltada ao desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais que promovam a inserção dos alunos na sociedade. Tudo isso aliado à habilidade cognitiva, que sozinha não satisfaz. Outra incoerência está na fala no Gov. Serra que afirma que TODOS precisam ter incentivos na vida para trabalhar bem. No entanto, seu projeto prevê o incentivo a, no máximo, 20% dos professores, vinculado – ainda – à aprovação dos professores e
disponibilidade de orçamento. O que significa que esses 20% podem minguar. E os outros 80% e os aposentados, claramente excluídos do reajuste salarial? Certamente, estarão fadados à baixa auto-estima, ao desestímulo, à desesperança. Faz-me lembrar dos tempos em que a escola chamava, à frente de todos, os alunos com notas mais altas para serem aplaudidos e os de notas mais baixas para serem vaiados. Uma pérola de nossa prática pedagógica! Tenho tranquilidade em tratar desse assunto porque, ao longo de minha gestão, consegui dar aos professores PEB I , por exemplo, um aumento de 42,95%, embora tenha certeza de que eles mereciam mais. No entanto, foi o máximo possível para não ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal do Estado.
     Já o governo Serra conseguiu a proeza de oferecer um aumento de 4,7% a esses mesmos educadores, desde que assumiu o governo.
As entidades representativas do professorado paulista estão revoltadas com a truculência do governo que, por meio de interlocutores, chegou a impedir, num primeiro momento, a entrada de professores nas galerias da Assembléia Legislativa. Notícias dão conta de que a tropa de choque foi chamada para revistar os professores para ingressarem no plenário,proibindo a entrada inclusive de seus lanches, sob o argumento de que poderiam ser atirados nos deputados. Uma afronta àqueles que incansavelmente dignificam a educação! É o jeito Serra de respeitar os professores. . .


Aos professôres o respeito que eles merecem!!!!!!
Gabriel Chalita

GABRIEL CHALITA(PSB): cerimônia de posse do Maestro Julio Medaglia!

Chalita na cerimônia de posse do Maestro Julio Medaglia: 04/12/2009                      
     vereador e acadêmico da Academia Paulista de Letras, Gabriel Chalita, participou na noite desta quinta-feira (03/12), da posse do maestro paulistano Julio Medaglia.O autor dos livros “Música Impopular” e “Música, Maestro!” agora ocupa a cadeira de número 3 da Academia, que já foi ocupada pelo presidente Washington Luís (1869-1957) e pelo escritor Mário de Andrade (1893-1945).
     A cerimônia foi realizada no salão nobre da Sala São Paulo, na Luz (região central da capital). Em discurso, Medaglia lembrou da época em que sua família morava no bairro de Santa Cecília,da mãe costureira que adorava escutar no rádio um Programa de leitura de crônicas, dos estudos no Liceu Coração de Jesus e dos seus primeiros contatos com o mundo das palavras, do teatro e do cinema. Após o discurso, ele regeu uma pequena orquestra de cordas com 12 músicos, apresentou o hino da USP (Universidade de São Paulo), cuja música é de sua autoria, logo após, convidou os confrades Chalita para cantar a música "Viola Quebrada", de Mário de Andrade,e José Pastore que os acompanhou no violino.O evento também contou com o prefeito Gilberto Kassab(DEM-SP),músico Tom Zé (tropicalista como Medaglia) e a atriz Vida Alves, fundadora da Pró-TV, associação de pioneiros da televisão.
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2ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS:Presidente da comissão de Direitos Humanos da CMS: GABRIEL CHALITA(PSB)

Comissão:2ª Conferência Municipal de Direitos Humanos: 08/12/2009
      Em celebração ao dia Internacional dos Direitos Humanos, a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Segurança Pública e Relações Internacionais da Câmara Municipal de São Paulo, irá promover nesta quinta-feira, dia (10/12), a 2ª Conferência Municipal de Direitos Humanos com o tema “A pessoa toda e todas as pessoas”.
     Evento, que acontece das 9h às 13h, tem o objetivo de promover um debate coletivo
sobre questões relacionadas ao tema. Para o     vereador e presidente da Comissão de
     Direitos Humanos da CMSP, Gabriel Chalita, promover este tipo de debate é também
pensar na compaixão ao próximo.
“É preciso respeitar a dignidade humana. Olhar para as pessoas com dignidade.Precisamos enxergar o outro, nos colocarmos no lugar dessa outra pessoa e com isso conquistaremos uma sociedade melhor”, declarou o também educador.
     Estarão presentes na Conferência a vice-prefeita do município de São Paulo, Alda Marco Antonio (PMDB), o secretário especial de Direitos Humanos da CMSP, José Gregori e o vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, vereador Ítalo Cardoso (PT). A sessão,
que acontece no plenário 1º de Maio, da Câmara Municipal de São Paulo, é aberta a toda comunidade.
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LIDERANÇAS DE MAUÁ HOMENAGEIAM O VEREADOR GABRIEL CHALITA (PSB)

Lideranças de Mauá homenageiam Chalita:7/12/2009

      O vereador Gabriel Chalita (PSB) esteve na última sexta-feira (04/12), no município de
Mauá/SP, para participar do almoço "suprapartidário" em sua homenagem. Em seguida,
Chalita visitou o jornal Diário do Grande ABC.
      O encontro reuniu vereadores e figuras da
política da cidade.O encontro serviu para dialogar sobre o cenário político brasileiro e as perspectivas para 2010. Ao lado de Marcelinho Carioca (PSB) e Romualdo Magro Júnior (PSB), Chalita agradeceu e afirmou que o apoio encontrado demonstrava força do trabalho desenvolvido na Educação. "São pessoas que lutam pelos mesmos ideais, que defendem educação e dignidade.
Querem me apoiar no próximo a no. É bom ter o apoio de gente que respeito", declarou o também educador.
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GABRIEL CHALITA! PROFESSOR. ESCRITOR . VEREADOR . APRESENTADOR TV E RÁDIO:Aprovado o projeto de Chalita:O "Trote Legal",Defende: Direitos dos Professôres. Escolas em Tempo Integral e mais...

Câmara Municipal aprova Selo “Trote Legal” : 09/12/2009

  Nesta terça-feira (08/12).Foi aprovado em Sessão Plenária, da Câmara Municipal de São Paulo, o Projeto de Resolução do vereador Gabriel Chalita (PSB), que institui o Selo "Trote Legal". Agora o Projeto já está em vigor no Município de São Paulo.O Selo será conferido a universidades que apresentem ações organizadas para recepção de calouros, com estímulo ao exercício da ética, da cidadania e da cultura da paz.O projeto busca reconhecer e fortalecer o ambiente universitário como núcleo de cidadania no município de São Paulo.
     Além disso, a idéia é incentivar a convivência
saudável na comunidade acadêmica, a troca de experiências entre a sociedade civil e o
poder público municipal e os valores humanos no centro das relações acadêmicas.  
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GABRIEL CHALITA:
De Olhos nos nossos Direitos e cobrando por nós.
Obrigado Vereador Gabriel Chalita(PSB)

PADRE FÁBIO DE MELO: A fé que nasce do medo

Padre Fábio de Melo: A fé que nasce do medo


     Rio - Já tive medo de Deus. Inúmeras vezes. Nos tempos da infância ouvi dizer que Ele
tinha olhos imensos que não nos perdiam de vista.
     A frase servia como alerta. Ficava de olho nos deslizes cometidos pela humanidade.
     Os castigos provinham dessa observância. Isso me fez perder a espontaneidade de errar.
     O erro, processo natural da condição humana, tornou-se motivo de culpas e autopunições. Levei tempo para reconsiderar o ensinamento.
     A responsável pela reconstrução foi minha mãe.     Mesmo não tendo frequentado faculdade de Teologia, ela me fez compreender de maneira diferente o tamanho dos olhos divinos.
     Eles são grandes porque amam. Para que você se
sinta protegido por eles, disse-me com simplicidade, sem rodeios.
     A frase de minha mãe repercutiu dentro de mim. Foi a partir dela que eu tive a graça de compreender que vigilância também é amor. Ela me deu oportunidade de iniciar um processo de reconciliação interior, cujo fruto eu ainda não colhi na totalidade, pois pertence ao processo da vida toda. Aprendizado que propõe uma antropologia positiva, otimista, capaz de ver esperanças no coração humano, mesmo sabendo que ele é território de contradições. 

Mais tarde, depois de ter tido a graça de conhecer a escrita vigorosa da mineira Adélia Prado, tive contato com um verso surpreendente que está no seu poema “Filhinha”.
     O verso é religioso. Parece fazer parte de um processo de reconstrução da imagem divina. A autora diz: “Deus não é severo mais. Suas rugas, sua boca vincada são marcas de expressão de tanto sorrir pra mim.”
     Fiquei comovido com a singeleza da confissão. Revela uma ousadia na compreensão do Sagrado. Uma mística irreverente, capaz de rasgar o véu do templo, mas sem promover a banalização do espaço. O verso é boa nova, pois é anúncio de uma descoberta pessoal que tem o poder de mudar a interpretação que a poetisa faz de si mesma.
     Ela também deve ter crescido sob a égide de um discurso religioso fortemente marcado pelas ameaças de vigilância e punições.
     É bem provável que Adélia tenha sido vítima das consequências desastrosas do discurso que ensina o amor a Deus a partir do medo. É estranho, mas a instrumentalização do medo sempre fez parte do contexto das religiões. É um recurso simples.
     Gera efeito rápido, obediência. Mas não é recurso eficaz. O medo paralisa, impede a reflexão. Religião que não faz refletir pode ser nociva. A obediência cega não costuma fomentar valores consistentes. Limita-se a ser a reprodução de um comportamento que deixará de ser considerado, no momento em que cessar a vigilância. Religião pode nos fazer amadurecer, mas pode também nos infantilizar.
     Depende da Antropologia que sustenta a reflexão humana. Depende da Teologia que viabiliza a Revelação divina. É neste ponto que as estradas se encontram. A interpretação que fazemos de Deus reflete diretamente na interpretação que fazemos de nós mesmos.

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GABRIEL CHALITA - VEREADOR (PSB) - PROFESSOR - APRESENTADOR TV PAPO ABERTO CN

Falta de vagas em creches em SP é tema de      Comissão 27/11/2009

      O vereador Gabriel Chalita (PSB) presidiu nesta quinta-feira, dia (26/11), a sessão ordinária da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Segurança Pública e Relações Internacionais, que teve como pauta a falta de vagas em creches no ensino municipal.
      Como alternativa, Chalita sugere, em seu Projeto de Lei 164/09, convênios com instituições públicas e privadas de ensino superior de pedagogia para atender à demanda de creches.
     “É um problema sério, não dá tempo de construir tantas unidades de atendimento, por isso a ideia é utilizar uma parte do espaço físico de algumas faculdades de pedagogia, que queiram fazer este trabalho, e ajudar a suprir a demanda”, ressaltou o educador.
         O Projeto, que versa sobre o tema, já foi aprovado em primeira discussão na Câmara Municipal.
A educadora Emília Cipriano, que há mais de 30 anos trabalha com ensino infantil, reforçou que é de extrema importância o investimento na qualificação dos educadores. 
        “Falar em qualidade de educação infantil é falar em capacitação do profissional desta área”, declarou Emília.Durante a reunião, alguns movimentos sociais apresentaram suas preocupações locais.
        “Até os três anos, desenvolvemos nossa identidade; e, sem creche, estas crianças ficam negligenciadas ao nada. Trazer esta discussão para a Comissão de Direitos Humanos ressalta que este é um direito fundamental: cuidar da criança no momento da sua formação”, comentou Chalita.
        O evento também contou com a participação dos vereadores Claudinho (PSDB), Eliseu Gabriel (PSB) e o Antonio Goulart (PMDB).
GABRIEL CHALITA

GABRIEL CHALITA, VEREADOR (PSB) - Educação em Cruzeiro - SP

Educação é tema de palestra de Chalita em Cruzeiro/SP26/11/2009

      Na manhã desta quinta-feira (26/11), o vereador Gabriel Chalita ministrou a palestra “Novos Caminhos da Educação”, para os educadores do município de Cruzeiro, região do Vale do Paraíba - SP.
      A palestra, que integra o 1º Fórum Municipal “Novos Caminhos da Educação”, objetivou promover a autonomia para a construção de um projeto político pedagógico
      Em palestra, Chalita iniciou a apresentação, comentando o sistema de avaliação do professor e o aprimoramento da habilidade cognitiva, em que o aluno é desafiado a uma nova forma de lidar com o conhecimento.
      “Não é uma prova que define se o aluno ou o professor é inteligente, ou que um é melhor do que o outro. Não é por meio de decoreba que definimos quem é essa pessoa e tudo que ela adquiriu de conhecimento para compartilhar com o seu aluno.

         Ao explorar a habilidade social, por outro lado, o educador estimula sua inserção na sociedade. E, ao desenvolver a habilidade emocional, forma-se a base para o aluno desenvolver o autoconhecimento que o capacitará a acreditar no seu próprio aprendizado”, declarou o educador.
         Para o vereador, falar sobre os novos caminhos da educação é também perceber o que o ser humano pode fazer nas relações com as outras pessoas e como a educação pode ajudar nesse significado.
        “É demonstrar a compaixão pelo próximo, respeitar a dignidade do outro. A afetividade está diretamente ligada a esse olhar para a dignidade humana e ao ato de enxergar o outro”, declarou Chalita.
         O evento promovido pela Secretaria de Educação de Cruzeiro, que acontece nos dias 26 e 27/11, contou também com uma mostra pedagógica das Escolas Municipais de Cruzeiro e das cidades do Vale Histórico. Durante toda a programação, serão realizadas oficinas pedagógicas e palestras com Gabriel Perissé e Vagner Reis.
         A palestra contou com a participação das secretárias de Educação da região do Vale Histórico, como Arapeí, Bananal, Areias, São José do Barreiro, Silveiras, Queluz e Lavrinhas.

GABRIEL CHALITA

VEREADOR E PROFESSOR GABRIEL CHALITA (PSB) - PRESIDIU COMISSÃO DIREITOS HUMANOS

Falta de vagas em creches em SP é tema de Comissão 27/11/2009

      O vereador Gabriel Chalita (PSB) presidiu nesta quinta-feira, dia (26/11), a sessão ordinária da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Segurança Pública e Relações Internacionais, que teve como pauta a falta de vagas em creches no ensino municipal. Como alternativa, Chalita sugere, em seu Projeto de Lei 164/09, convênios com instituições públicas e privadas de ensino superior de pedagogia para atender à demanda de creches.
      “É um problema sério, não dá tempo de construir tantas unidades de atendimento, por isso a ideia é utilizar uma parte do espaço físico de algumas faculdades de pedagogia, que queiram fazer este trabalho, e ajudar a suprir a demanda”, ressaltou o educador. O Projeto, que versa sobre o tema, já foi aprovado em primeira discussão na Câmara Municipal.
         A educadora Emília Cipriano, que há mais de 30 anos trabalha com ensino infantil, reforçou que é de extrema importância o investimento na qualificação dos educadores.

        “Falar em qualidade de educação infantil é falar em capacitação do profissional desta área”, declarou Emília. 
         Durante a reunião, alguns movimentos sociais apresentaram suas preocupações locais.
        “Até os três anos, desenvolvemos nossa identidade; e, sem creche, estas crianças ficam negligenciadas ao nada.
         Trazer esta discussão para a Comissão de Direitos Humanos ressalta que este é um direito fundamental: cuidar da criança no momento da sua formação”, comentou Chalita.
         O evento também contou com a participação dos vereadores Claudinho (PSDB), Eliseu Gabriel (PSB) e o Antonio Goulart (PMDB).

GABRIEL CHALITA

VEREADOR GABRIEL CHALITA (PSB) - “Novos Caminhos da Educação”

Educação é tema de palestra de Chalita em   Cruzeiro/SP26/11/2009
Na manhã desta quinta-feira (26/11), o vereador Gabriel Chalita ministrou a palestra “Novos Caminhos da Educação”, para os educadores do município de Cruzeiro, região do Vale do Paraíba - SP. A palestra, que integra o 1º Fórum Municipal
“Novos Caminhos da Educação”, objetivou promover a autonomia para a construção de um projeto político pedagógico.
Em palestra, Chalita iniciou a apresentação, comentando o sistema de avaliação do professor e o aprimoramento da habilidade cognitiva, em que o aluno é desafiado a uma nova forma de lidar com o conhecimento.
         “Não é uma prova que define se o aluno ou o professor é inteligente, ou que um é melhor do que o outro. Não é por meio de decoreba que definimos quem é essa pessoa e tudo que ela adquiriu de conhecimento para compartilhar com o seu aluno. Ao explorar a habilidade social, por outro lado, o educador estimula sua inserção na sociedade. E, ao desenvolver a habilidade emocional, forma-se a base para o aluno desenvolver o autoconhecimento que o capacitará a acreditar no seu próprio aprendizado”, declarou o educador.

         Para o vereador, falar sobre os novos caminhos da educação é também perceber o que o ser humano pode fazer nas relações com as outras pessoas e como a educação pode ajudar nesse significado. “É demonstrar a compaixão pelo próximo, respeitar a dignidade do outro. A afetividade está diretamente ligada a esse olhar para a dignidade humana e ao ato de enxergar o outro”, declarou Chalita.
         Evento promovido pela Secretaria de Educação de Cruzeiro, que acontece nos dias 26 e 27/11, contou também com uma mostra pedagógica das Escolas Municipais de Cruzeiro e das cidades do Vale Histórico.

         Durante toda a programação, serão realizadas oficinas pedagógicas e palestras com Gabriel Perissé e Vagner Reis.
         A palestra contou com a participação das secretárias de Educação da região do Vale Histórico, como Arapeí, Bananal, Areias, São José do Barreiro, Silveiras, Queluz e Lavrinhas.

GABRIEL CHALITA

VEREADOR GABRIEL CHALITA (PSB)

Comissão de Administração Pública aprova projetos 03/12/2009


Na tarde desta quarta-feira (02/12), o vereador Gabriel Chalita (PSB) participou da 31ª Reunião Ordinária da Comissão de Administração Pública. Em sessão, os vereadores analisaram 10 projetos e aprovaram seis pareceres favoráveis.
      Em reunião, também foi aprovado o requerimento do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas e Cooperativas Habitacionais de Desenvolvimento Urbano /SP, que solicita uma audiência pública para discutir a manutenção dos empregos dos trabalhadores da Empresa Municipal de Urbanização (EMURB).
Estiveram presentes na reunião os seguintes vereadores: Adolfo Quintas (PSDB), Francisco Chagas (PT), Domingos Dissei (DEM), Penna (PV), Quito Formiga (PR) e José Américo (PT).

Gabriel Chalita

VEREADOR GABRIEL CHALITA (PSB) - RIBEIRÃO PRETO-SP


Fórum de Educação Existencial – Reflexões sobre Ética e Competências


... A cidade de Ribeirão Preto - SP recebeu nesta segunda-feira (30/11), às 20h, o Fórum de Educação Existencial – Reflexões sobre Ética e Competências. O evento, que contou com a participação do professor e ex-secretário de Educação do Estado de São Paulo, Gabriel Chalita, foi uma iniciativa da Secretaria de Educação do município de Ribeirão Preto.
O evento, que reuniu educadores e gestores de ensino, debateu temas relacionados à Educação, visando o sucesso escolar e à capacitação dos professores para atuar em sala de aula. Em palestra, Chalita abordou a prevenção e a orientação sobre as práticas de bullying escolar.
“Nós, educadores, precisamos tomar muito cuidado com o que falamos, nós temos muito poder nas mãos, temos o poder de transformar e o de traumatizar o aluno”, afirmou o educador e autor dos livros Pedagogia do Amor e Pedagogia da Amizade, entre outros.
Segundo o vereador, a melhor maneira de ensinar os alunos é por meio da valorização das individualidades e do exercício de se doar para promover aprendizagem.
“Não existem dois alunos iguais, não existem duas salas iguais, não existem dois professores iguais; então, nós temos que ter a compreensão de que as pessoas têm tempos diferentes no seu processo de aprendizagem”, declarou Chalita.
O evento contou também com a participação da
prefeita de Ribeirão, Darcy da Silva Vera (DEM) e da Secretaria de Educação do município, profa. Maria Débora Vendramini Durlo

Gabriel Chalita

O vereador Gabriel Chalita (PSB)


O vereador Gabriel Chalita (PSB) esteve na última sexta-feira (04/12), no município de Mauá/SP, para participar do almoço "suprapartidário" em sua homenagem. Em seguida, Chalita visitou o jornal Diário do Grande ABC. O encontro reuniu vereadores e figuras da política da cidade.

O encontro serviu para dialogar sobre o cenário político brasileiro e as perspectivas para 2010. Ao lado de Marcelinho Carioca (PSB) e Romualdo Magro Júnior (PSB), Chalita agradeceu e afirmou que o apoio encontrado demonstrava força do trabalho desenvolvido na Educação.


"São pessoas que lutam pelos mesmos ideais, que defendem educação e dignidade. Querem me apoiar no próximo ano. É bom ter o apoio de gente que respeito", declarou o também educador.
Gabriel Chalita

PREGAÇÃO: LEVANTA-TE PARA A VITÓRIA !!! GABRIEL CHALITA E PADRE FÁBIO DE MELO 05/12/2009 HOSANA BRASIL - CANÇÃO NOVA

PROF. GABRIEL CHALITA

Eu queria refletir com vocês passagem de quando levam as crianças para Jesus.     “Foram-lhe, então, apresentadas algumas criancinhas para que pusesse as mãos sobre elas e orasse por elas. Os discípulos, porém, as afastavam. Disse-lhes Jesus: Deixai vir a mim estas criancinhas e não as impeçais, porque o Reino dos céus é para aqueles que se lhes assemelham.” (Mateus 19,13-14)            
     “Deixai vir a mim as criancinhas”, é interessante que neste processo da existência humana, vamos aprendendo a respeitar as outras pessoas, vamos nos conhecendo e conhecendo os outros, quando Jesus diz “vir a mim”, Ele quer dizer que se não tivermos um coração puro como de criança, não seremos felizes. 

 O pai sonha muito com o filho, mas parece que o filho não atende os sonhos do pai, mas é preciso entender que o filho não é igual ao pai. O primeiro sonho de um pai e uma mãe deve ser que seu filho seja bom, que sonhe que os filhos se formem, mas o primeiro sonho é que seja bom. Se eu, pai, sonho que meu filho seja bom, a primeira coisa a fazer é eu ser bom. A criança, não é preconceituosa, ela vai pegando as manias dos pais, ela vai aprendendo com o jeito dos pais.
             Os exemplos cotidianos que damos em casa prepara o ser humano, desenvolve a capacidade de amar. Pode faltar tudo, mas não pode faltar o amor


O cristianismo familiar é preciso ser resgatado para os filhos viverem a verdade. Tem pai que só quer o filho em cima do “pódio”, mas é necessário saber que todos os erram, ninguém é perfeito
         Muitas vezes perdemos a chance de ser melhor. É a convivência com o outro que me faz um pouco melhor. “O verdadeiro cristão é aquele que permitia que a Bíblia esteja entranhada em si.” Vir para o hosana é saber que a palavra está entranhada em nós, nós sofremos, fomos vitoriosos, omissos, mas estamos aqui.
          Quando pensamos como Jesus pensava, vivemos uma virtude muito linda, que é a compaixão. Perdemos muitas oportunidades de ajudar o outro porque não temos compaixão. Todos nós temos em nós a razão e emoção, todos temos capacidade de amar.

Toda vez que a gente trata o ser humano como uma coisa, não vivemos a essência do cristianismo. Precisamos fazer que com a nossa compaixão o outro se sinta amado, precisamos ser gentil com o outro.
     Se eu não for simples, se alguém te perguntar se você tem alguma coisa para celebrar a vitória, você tem tantas coisas que lhe ensinaram esse ano, mesmo com as situações dolorosas, hoje podemos ser um pouco melhor pois essas coisas nos fez crescer.
     Cada um é diferente do outro, e precisa ser respeitado, assim como você também deve ser respeitado, a criança tem seu jeito próprio de ser e isso não pode ser perdido.
Milhares de fiéis participam do Hosana Brasil
     Madre Tereza dizia que ninguém pode sair da minha presença da mesma forma, ele precisa sair melhor. Precisamos sair da canção Nova com os reservatórios cheio, para que cheguemos em casa com serenidade, pessoas que vai lutar com os problemas mas que não vai perder a paz.


 “Cuidado por onde andas, é sobre meus sonhos que caminhas” Carlos Drummond.
Para os pais, que seus filhos se lembrem de você, não como alguém que queria sempre o primeiro lugar para eles, mas alguém que os amava.                                   

PADRE FÁBIO DE MELO                                                             ESTA É A CHAMA DA LENHA QUE COMO O AMOR DURA


     Eu pisei em tantos lugares, escutei tanta vitórias, mas eu quero que o resumo do meu hosana, seja um dos momentos que eu mais pude aprender sobre a vida, sobre fragilidade, sobre o amor. Gabriel dizia que as vezes a vida nos humilha, pessoas que acham que é melhor que nós e faz questão de demonstrar isso através de palavras, atitudes.
Quanta gente não se sentiu humilhado por ser brasileiro, e ver que o Brasil poderia ser melhor, que o nome de Deus é usado de maneira baixa. Você fica humilhado como cidadão, quando ver que a sua cidade não é como poderia ser. Quando você precisa desconfiar da pessoa que chega perto de você.
          A vida nos humilha, mas há um beleza na palavra humilhar, que é húmus, então você pode acreditar que ainda há jeito. Eu não nasci para viver na humilhação. Você descobre que a morte não é um processo definitivo, que um pai, mãe, irmão, namorado, não foi antes do tempo, mas que ela pode abrir os olhos daqueles que estão vivos.
 
PADRE FÁBIO DE MELO
     conta o motivo de seu hosana
Um dia chegando cansado em casa, eu liguei a Canção nova e fui impactado pela propaganda de um acampamento com o tema “levanta-te e anda”, e depois eu não consegui mais dormir, fui imaginando Jesus dizendo aquilo ao paralitico, que foi capaz de tirá-lo de sua humilhação, e fui movido a fazer uma música, enquanto não a terminei, não fui dormir. Fui evangelizado por um comercial da Canção Nova, até um comercial na Canção Nova evangeliza.
       Há muitas pessoas que estão sendo humilhadas, por causa de problemas pessoais, familiares. Todos nós vivemos humilhações, mas é você que deve escolher se você ficará na humilhação ou cantará a vitória de Deus em sua vida.
Transcrição: Regiane Calixto
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