O SÍMBOLO QUE PRECISAMOS INCORPORAR



Obviamente só um poeta, livre das ataduras e limitações físicas e racionais, pode nos apresentar tal ideal de beleza.

Na cultura ocidental, o unicórnio simboliza um ser criado pela capacidade humana de sonhar. No poema de Rilke, ele é criado por amor, e espaço lhe é dado por aqueles que ousam acreditar na possibilidade de que ele poderia existir...

Isto é apenas o sonho de um poeta? Que diz a ciência moderna?

Ela nos fala do vácuo quântico, ou seja, um conjunto infinito de potencialidades latentes. Nós extraímos umas poucas delas, as congelamos e criamos assim a “realidade”. Mas existe vastíssimo campo de possibilidades que o sistema – como está organizado – rejeita, por que não são “práticas”, “operacionais”, nem geram lucros imediatos.

Entretanto, a ciência mais avançada nos fala de um vácuo quântico, impregnado de muitíssimas possibilidades. Preferimos combinar a ciência com a poesia e a espiritualidade, alicerçados num enfoque transdisciplinar, e dizer que o Universo é um campo de unicórnios, ou seja, um oceano de possibilidades que podemos manifestar, se elas forem construtivas.

Cada unicórnio representa um sonho. Precisamos é de líderes para a Vida, líderes de uma nova sociedade, que substitua esta que nos asfixia e é cada vez mais insuportável. Os verdadeiros líderes são aqueles que conseguem fazer acontecer coisas que outros – afundados no comodismo, no egoísmo e na banalidade – acham impossíveis, totalmente utópicas.

 

O grande sonho do século XXI é, finalmente, começar a construir uma sociedade mais justa, mais digna e mais humana. Ou seja, um Grande Unicórnio.

Os líderes verdadeiros o farão, cada um contribuindo com um átomo daquele, apesar de que uma imensa multidão de céticos, hipócritas e cínicos o considerem impossível, um devaneio, o sonho de um visionário inconseqüente, uma verdadeira tolice.

 


Propomos, portanto, que o unicórnio seja o símbolo do século XXI, a ser ostentado por aqueles que estejam suficientemente conscientizados acerca da atual problemática humana, e que tenham incorporado adequadamente o conceito realmente moderno do vácuo quântico (ou “campo de unicórnios”), onde as possibilidades são infinitas. Uma delas é assumir a dimensão espiritual na Educação Superior, tal como recomenda a UNESCO (1998).


 Este enfoque envolve um toque de Transdisciplinaridade, onde a ciência mais avançada (aquela que nos fala do vácuo quântico), a poesia (que fala de campo de unicórnios) e a espiritualidade (que fala de dimensões superiores) se combinam e se integram, de forma natural, porque todas elas têm a ver com a essencialidade do ser humano e sua relação com as Energias Superiores.

Convidamos-lhe, pois, a se transformar em um verdadeiro líder, empunhando o símbolo do unicórnio como um cetro, dissolvendo as trevas e abrindo espaço para a luz. Ela sempre existiu, existe e existirá, aguardando que o ser humano acorde e manifeste (através do vácuo quântico, do campo de unicórnios, das dimensões superiores), aquela sociedade que – no fundo de nossos corações – todos almejamos.

Trabalhando nesta senda, utilizando tanto o conhecimento antigo como o moderno, poderemos transformar esta sociedade em um lugar digno de viver.

 


Eugenio Santana, FRC 

Nenhum comentário: