segunda-feira, 15 de março de 2010


Dom Casmurro



Dom Casmurro é um dos livros mais bem escritos da literatura brasileira. Nenhuma falha. A riqueza da narrativa, os detalhes das cenas, os comentários filosóficos. Tudo está ali. Trabalhando novamente com a obra de Machado de Assis encontro imagens que antes não havia visto (nas outras e tantas leituras que fiz), revejo amigos que há muito tempo não encontrava e sou convidado a compartilhar da companhia do narrador da história.
Bento Santiago não é um homem de confiança. Por isso, meu encontro com ele é sempre negativo, desconfiado. Procuro sempre não condicionar a leitura dos meus alunos e proporcionar uma discussão isenta acerca das proposições apresentadas pelo narrador, mas muitas vezes isso não é possível, é flagrante as milhares de mentiras que apresenta e são facilmente percebidas em seu discurso.
A reeleitura de um clássico nos ensina a todo instante a magia e a força de repensar sempre nossa existência, vida e postura diante da sociedade da qual fazemos parte. Dom Casmurro tem essa vitalidade e é uma obra absolutamente moderna. ******

Nenhum comentário: